6/19/2023

‘Arraiá do CurtaOn’: seleção de filmes e séries celebra a tradição das festas juninas

As festas juninas têm um significado afetivo e emocional para muitos brasileiros com suas músicas, danças, arte e comidas típicas. E foi para eles e quem mais quiser entrar no espírito festivo, que o CurtaOn - Clube de Documentários disponibilizou a pasta especial "Arraiá do CurtaOn", com uma seleção de filmes e episódios de séries que celebram essa tradição multicultural.

Entre as produções em destaque, estão os documentários "Alceu - Na embolada do tempo", que fala da carreira de mais de 45 anos do cantor e compositor Alceu Valença; e "Samba Junino - de porta em porta", que explora a história de um festival soteropolitano reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Salvador. Os episódios da série "O Milagre de Santa Luzia" também fazem parte da seleção, abordando temas como a influência de Luiz Gonzaga na música nordestina, a trajetória da Família Jeneci e do cantor Xangai, além da Banda de Pífanos de Caruaru, grupo musical mais antigo da América Latina, com mais de 90 anos de existência. Para os apreciadores de arte, a série "Estados da Arte" oferece o episódio "Insurgências", sobre expressões artísticas, enquanto a série "Sons Brasilis" traz o episódio "Forró", que desvenda o ritmo de sucesso.

A seleção "Arraiá do CurtaOn" está disponível no CurtaOn - Clube de Documentários, que pode ser acessada na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br. Novos assinantes do site ganham 7 dias de degustação gratuita de todo o conteúdo da plataforma, basta se cadastrar.

Confira as produções:

“Alceu - Na embolada do tempo” (Documentário)

O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, personagem único da música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentados através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens feitas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe ao longo de 2018. Direção: Paola Vieira. Duração: 90 minutos. Classificação: Livre.

“Samba Junino - de porta em porta” (Documentário)

A história de uma manifestação cultural essencialmente soteropolitana, reconhecida em 2018 como Patrimônio Cultural e Imaterial de Salvador, capital da Bahia, terra do Axé. Os 40 anos de festivais, grupos, percussionistas, cantores e toda alegria da apresentação – em cortejo pelas ruas dos bairros populares – que influencia as demais manifestações culturais e destaca as tradições nordestinas. Direção: Fabíola Aquino e Dayane Sena. Duração: 50 minutos. Classificação: Livre.

“O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular” (Série) - Episódio: “Luiz Gonzaga”

Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião, trouxe a música nordestina para o Brasil e o mundo, retratando as alegrias e angústias do povo. Sua habilidade na sanfona, aprendida com seu pai, o mestre Januário, levou-o ao sucesso, com composições como "Asa Branca". Seu legado influencia gerações de músicos, transformando a música popular brasileira. Direção: Sergio Roizenblit. Duração: 25 minutos. Classificação: Livre.

“O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular” (Série) - Episódio: “Família Jeneci”

Seu Manoel Jeneci é conhecido por suas habilidades inventivas e seu sistema de amplificação de sanfonas. Seu filho, Marcelo Jeneci, cresceu cercado por músicos e desenvolveu talento para o instrumento. Com uma carreira bem-sucedida, Marcelo atribui seu sucesso aos ensinamentos de seu pai e a inspiração de grandes mestres como Dominguinhos. Direção: Sergio Roizenblit. Duração: 25 minutos. Classificação: Livre.

“O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular” (Série) – Episódio: “Xangai”

Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai, nome da sorveteria que seu pai abriu na pequena cidade de Nanuque em Minas Gerais, é um cantor, compositor e violeiro, filho e neto de violeiros, nascido no sertão da Bahia, apontado por muitos como um aglutinador de linguagens do sertão. Sua música, influenciada pela cultura dos vaqueiros da região, traz fortes elementos da vida no campo, da natureza e dos cantadores populares. Direção: Sergio Roizenblit. Duração: 25 minutos. Classificação: Livre.

“O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular” (Série) – Episódio: “Banda de Pífanos De Caruaru”

A Banda de Pífanos De Caruaru é o grupo musical mais antigo da América Latina, comemorando mais de 90 anos de existência. Ouvimos as histórias do início do grupo através do Sr. Sebastião Biano, o Mestre do Pífano, último remanescente da formação original da banda e que completou, em 2019, 100 anos de idade. Direção: Sergio Roizenblit. Duração: 25 minutos. Classificação: Livre.

“Estados da Arte – 2ª Temporada” (Série) - Episódio: “Insurgências”

O episódio apresenta expressões artísticas que, de forma consciente ou inconsciente, insurgem-se contra os poderes e culturas hegemônicas e apontam para a descolonização. Direção: Eduardo Goldenstein. Duração: 26 minutos. Classificação: 10 anos.

“Sons Brasilis” (Série) – Episódio: “Forró”

O forró tornou-se um fenômeno popular em princípios da década de 1950 pela voz de Luiz Gonzaga que acompanhava a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente, para as capitais. Depois de um período de desinteresse na década de 1980, o forró ganhou novo fôlego da década de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró. O episódio foi gravado em Recife e tem a participação de Elba Ramalho, Alceu Valença e Lula do Acordeom, entre outros. Direção: Adriana L. Dutra. Duração: 26 minutos. Classificação: Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário