9/26/2023

Do ‘meme’ à revolução: ESPN prepara documentário sobre futebol brasileiro

Divulgação

Em meados de 2003, o Flamengo passou por um de seus episódios mais relembrados pela geração da internet. A escolha do treinador Waldemar Lemos para o comando da equipe gerou revolta em seus torcedores e tudo foi capturado através das lentes da ESPN, que ajudou a eternizar o momento com a pergunta feita pelo repórter Cícero Mello: “Por que Waldemar?”. O meme, que é constantemente reutilizado pelas comunidades de futebol no mundo digital, completa 20 anos neste mês de outubro e será tema da mais nova produção original da ESPN e do Star+ para o Brasil.

A pergunta ficou no ar desde então e a resposta chega duas décadas depois daquele tragicômico episódio em “Por que Waldemar? Eis a Questão do Futebol Brasileiro”, série documental original da ESPN que faz uma reflexão sobre a gestão do futebol pentacampeão do mundo. O conteúdo contará com três episódios de 52 minutos e passará por todos os aspectos e diferenças do cenário da modalidade nestes 20 anos de evolução.

Após o questionamento, os gritos “Ah, Ah, Ah fora Waldemar!” tomaram conta da coletiva em que o nome de Waldemar Lemos foi anunciado. Mergulhando neste acontecimento, a produção mostra, com imagens exclusivas de arquivo, videografismo, entrevistas e depoimentos dos personagens envolvidos no célebre episódio, tudo que estava por trás dos protestos da torcida na hora do anúncio.

“Por que Waldemar?” aprofunda o debate sobre as mudanças no Flamengo e no futebol nacional de 2003 até os dias atuais. Na época, a modalidade ganhava o status de negócio e o esporte mais popular do planeta já faturava alto com direitos de transmissão, premiações volumosas e transferências milionárias. O documentário explora como o anúncio de Waldemar foi um ponto de virada na gestão do futebol brasileiro e representou uma ruptura com o passado de amadorismo.

O conteúdo terá três camadas principais: quem é Waldemar, entender como o clube de maior torcida do Brasil chegou ao ponto de anunciar um treinador que ninguém tinha ouvido falar; e a evolução da gestão dos clubes no Brasil, incluindo o modelo de SAFs, que chegou ao país em anos recentes e já foi implementado por gigantes da divisão de elite, como Botafogo, Cruzeiro e Vasco.

Figura carimbada das transmissões de futebol da ESPN, Cícero Mello será um dos principais entrevistados do documentário. O repórter, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, vivenciou este e outros momentos icônicos do esporte carioca em primeira mão, além de ter acompanhado de perto toda evolução da modalidade no Rio de Janeiro, a cidade mais famosa do Brasil, mostrando aspectos de gestão e organização dos clubes.

A produção também contará com nomes reconhecidos nacionalmente e personalidades ligadas à equipe rubro-negra: Waldemar Lemos (treinador), Antônio Tabet (roteirista e humorista), Vampeta (ex-jogador), Edilson “Capetinha” (ex-jogador), Renê Simões (ex-treinador e dirigente), Sandra de Sá (cantora e compositora), Nunes (ídolo do Flamengo) e os ex-presidentes do clube Eduardo Bandeira de Mello, Hélio Ferraz e Edmundo Santos Silva.

A série “Por que Waldemar? Eis a Questão do Futebol Brasileiro” foi escrita e dirigida por Wagner Patti e Mendel Bydlowski. O conteúdo exclusivo das plataformas Disney irá ao ar na televisão no dia 14 de outubro, na ESPN, e também ficará disponível On Demand no streaming do Star+. A produção é mais um investimento da ESPN, que em 2023 lançou os títulos originais: “Zico em Família”, “Mulheres do Microfone”, Sonho de Menino, com Fernando Diniz” e “Gerações – A Evolução do Futebol Feminino”, todos com a temática esportiva e feitos pela equipe brasileira do grupo Disney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário